Pesquisadores americanos identificaram grupos de neurônios que aparentam responder de maneira seletiva ao som do canto.
+ Memórias da vida passam “diante dos olhos” no momento da morte, aponta estudo
+ Touro vira lenda após ser levado por correnteza por 80 km e sobreviver
+ Anvisa autoriza mais três produtos à base de Cannabis
O trabalho científico foi divulgado pela publicação Current Biology. O time de cientistas monitorou a atividade cerebral de 15 voluntários, cada um deles com eletrodos instalados no crânio para, originalmente, monitorar ataques epilépticos.
Os participantes do estudo ouviram 165 sons diferentes, que iam de peças musicais instrumentais até discursos e sons variados, como latidos de cães. A atividade cerebral foi então registrada e processada usando um algoritmo.
Os dados foram então cruzados com resultados de ressonância magnética funcional para mapear a localização dos padrões cerebrais.
Os resultados comprovaram que alguns neurônios respondem somente ao som da voz ou ao som do canto. Eles estão localizados no giro temporal superior, próximo a áreas antes relacionadas à música.
O próximo passo é estudar a interação desses neurônios com outras partes do cérebro. Uma possibilidade é que eles funcionam como uma espécie de filtro sonoro, permitindo, por exemplo, focar no som de uma música em meio a uma série de ruídos de fundo.